Como a maioria dos pratos culinários, a panqueca não tem uma história de origem certa, alguns estudos arqueológicos apontam que ela surgiu na pré-história, quando os ingredientes eram misturados e aquecidos em panelas rasas de barro, mas a história mais conhecida sobre a origem dessa massa, é que uma mulher acidentalmente derrabou mingau na chapa quente de um fogão a lenha e observou como a mistura cozinhava rápido e se transformava em uma massa muito saborosa. Desde então, a panqueca se tornou um prato muito popular nos Estados Unidos com a famosa panqueca com mel nos cafés da manhã e também aqui no Brasil, que de forma diferente, é feita sem fermento e para almoços e jantares.
Com diversas formas de preparo, tanto na massa, quanto nos recheios, as receitas de panquecas são as mais variadas, o que explica a popularidade do prato mundialmente, pois as versões vão de acordo com a cultura de cada região e possibilita diversas combinações e alterações para se adequar melhor ao gosto de quem vai se deliciar com este prato.
Mesmo sendo uma massa fina, algumas pessoas apontam a panqueca como um prato muito pesado por conta da farinha, por isso separamos uma receita de panqueca mais leve, com farinha integral, leite desnatado e couve direto na massa, sendo uma opção mais “light” da versão original.
RECEITA:
– 1 xícara de couve lavada picada e crua,
– 1 xícara de farinha de trigo integral,
– 2 Ovos,
– 1/2 copo de leite desnatado,
– Pitada de sal.
RECHEIO:
– 300 gramas de ricota fresca,
-1 tomate médio,
-Cebolinha e salsinha a gosto,
-Alho a gosto.
MODO DE FAZER A MASSA:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, assim que aquecer a frigideira em fogo médio, coloque uma quantidade para fazer um disco, e vire para dourar os dois lados.
MODO DE FAZER RECHEIO:
Amasse a Ricota com Garfo, aqueça a frigideira com azeite, doure o alho, acrescente o tomate picado sem sementes, quando estiver soltando água do tomate, coloque a ricota o sal e a cebolinha e salsinha.
Com massa e recheio prontos, é só rechear os discos e servir!