O cultivo de plantas e flores em casa ou apartamentos é considerada por muitos uma paixão, mas nem todos os imóveis tem uma área externa integrada, e algumas espécies necessitam de luz do sol direta para o crescimento forte e saudável. Mesmo sem essa área externa, é possível sim criar plantas dentro da sua casa. Separamos algumas espécies que se adaptam bem em ambientes fechados, não necessitam de luz direta do sol e preferem a temperatura ambiente sem ventos ou chuva.
Antúrio:
Considerada uma das flores exóticas mais utilizadas para presentear ou para decorar espaços, o Antúrio também é uma ótima opção para pessoas que moram em apartamento. A planta se adapta bem em lugares fechados e não precisa de contato direto com a luz do sol. Os cuidados com o Antúrio não são dos mais complicados e nem que tomam muito tempo, deve-se proteger a planta de luz do sol direto, ar condicionado, ventos, geadas e sempre regar de acordo com o clima, caso esteja mais quente, é recomendável deixar a terra sem úmida (sem excessos) e caso esteja mais frio, regar com um intervalo maior de dias.
Para decoração não é precisa de muito, a planta chama toda a atenção para si com o vermelho vibrante e sua forma comprida, uma ótima opção para dar vida em algum cômodo mais neutro.
Begônias:
Com mais de 1000 espécies, as Begônias são ótimas plantas para se cultivar em casa. Assim como o Antúrio, elas também são muito utilizadas para presentes e decorações. Os cuidados são sempre de deixa-las com muita luz, mas não com luz do sol direta, precisa ser adubada a cada duas semanas e manter longe de ventos e chuvas. Caso tenha todos esses cuidados, suas Begônias ficaram floridas o ano todo, trazendo muita cor e beleza para a sua decoração.
Bromélias:
As Bromélias são as flores com a cara do verão que se adaptam extremamente bem em ambientes internos ou externos. Para ter Bromélias saudáveis e bonitas, elas precisam ser regadas sempre, mas com moderação para não encharca-las, uma dica para manter as folhas brilhantes, é que em dias muito quentes, borrifar água nas mesmas.
Violeta:
As Violetas são consideradas por muitos o símbolo do amor verdadeiro, são flores com diversas espécies e com cores fortes e muito chamativas, além disso acredita-se que possuem muitos benefícios medicinais e na história antiga, eram usadas como adoçantes pelos Gregos. É preciso ter cuidado com a quantidade de água utilizada para regar as flores, pois se regada em grande quantidade, os fungos podem tomar conta e leva-la a apodrecer. Elas gostam de climas a menos e muita luz, não gostam de sol forte e nem temperatura baixa. Não enfrentam problemas em ambientes internos, o que as tornam ótimas plantas para cultivar em casas e apartamentos.
Peperômia:
As Peperômias são plantas que geralmente tem a coloração verde ou vermelha, suas folhas têm formato que lembra um coração e bordas brancas ou amareladas. É uma planta recomendada para o cultivo em casas e apartamentos por não precisar de luz direta do sol, apenas iluminação natural do ambiente. A maior atenção que deve-se ter com Peperômias é de aumentar o número de vezes que as rega durante a semana nas estações mais quentes.