MENU

O que é o Janeiro Branco?

O que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

Por que Janeiro Branco?

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

POR uma cultura da Saúde Mental.Saúde Mental o ano todo. Janeiro Branco, 2023. Disponível em:< https://janeirobranco.com.br/>. Acesso em: 06 de Janeiro de 2023

Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade. Em todos os países, são as pessoas mais pobres e desfavorecidas que correm maior risco de problemas de saúde mental e que também são as menos propensas a receber serviços adequados.

Mesmo antes da pandemia de COVID-19, apenas uma pequena fração das pessoas necessitadas tinha acesso a cuidados de saúde mental eficazes, acessíveis e de qualidade. Por exemplo, 71% das pessoas com psicose em todo o mundo não acessam serviços de saúde mental. Enquanto 70% das pessoas com psicose são tratadas em países de alta renda, apenas 12% das pessoas com essa condição recebem cuidados de saúde mental em países de baixa renda. Para a depressão, as lacunas na cobertura dos serviços são amplas em todos os países: mesmo em países de alta renda, apenas um terço das pessoas com depressão recebe cuidados formais de saúde mental e estima-se que o tratamento minimamente adequado para depressão varie de 23% em países de baixa renda para 3% em países de baixa e média-baixa renda.

O investimento em saúde mental é um investimento em uma vida e um futuro melhores para todos”.

Todos os 194 Estados Membros da OMS assinaram o Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013–2030, que os compromete com metas globais para transformar a saúde mental. Os progressos parciais alcançados na última década provam que a mudança é possível. Mas a mudança não está acontecendo rápido o suficiente e a história da saúde mental continua sendo de necessidade e negligência, com dois em cada três dólares do escasso gasto público em saúde mental são destinados a hospitais psiquiátricos independentes – mais que a serviços de saúde mental comunitários, onde as pessoas recebem melhor atenção. Durante décadas, a saúde mental tem sido uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública, recebendo uma ínfima parte da atenção e dos recursos de que necessita e merece.

OMS destaca necessidade urgente de transformar saúde mental e atenção. OPAS Organização Pan Americana da Saúde. 17 Jun 2022. Disponível em:< https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao>. Acesso em: 06 de Janeiro de 2023

Qual a Importância da saúde mental no ambiente de trabalho?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”.

 O bem estar no ambiente de trabalho é muito importante tanto para saúde mental como para saúde física, até porque passamos muito mais tempo no trabalho do que na nossa própria casa.

De acordo instituto britânico de saúde mental Mind, O enorme tabu sobre saúde mental no ambiente de trabalho.

Está cada dia mais evidente a importância da saúde mental e sua estreita relação com a saúde física. Mas apesar desses avanços, a saúde mental ainda não é reconhecida da mesma forma que a saúde física, especialmente no ambiente de trabalho. Em uma pesquisa feita pelo instituto britânico de saúde mental Mind, descobriu-se que 90% das pessoas que ficaram longe do trabalho devido ao estresse, não citaram o estresse como razão de sua ausência. Isso mostra como a saúde mental é um tabu no local de trabalho.

Nisso incluímos intimidação, demandas abusivas, metas irreais, carga de trabalho excessivo, exclusão e bullying. «Embora as posturas estejam mudando, a saúde mental ainda não é reconhecida da mesma maneira que a saúde física, principalmente no local de trabalho». Se alguém estava afastado do trabalho devido a uma cirurgia, os colegar se preocuparão com seu bem estar. Mas infelizmente isso não acontece quando alguém está afastado devido a um problema de saúde mental.

Daqueles que disseram aos seus chefes sobre seu problema mental, 6% disseram que foram forçados a sair e 2% disseram que foram demitidos. Saúde mental é um dos grandes temas discutidos pela OMS, incluindo o tópico de saúde mental no ambiente de trabalho.

Fatos e impactos

Ambientes de trabalho que incentivam a saúde mental e que apoiam pessoas com problemas psicológicos são mais propensas a reduzir ausência de funcionários, aumentar produtividade e consequentemente aumentar ganhos financeiros e econômicos.

GUERRA, MARIÂNGELA. O enorme tabu sobre saúde mental no ambiente de trabalho. 2017. Disponível em:https://medium.com/mariangela-guerra/saude-mental-ambiente-trabalho-667af50336e6 >. Acesso em: 06 de Janeiro de 2023

Últimos Posts