Quando o assunto é cores na decoração, usar itens e elementos muito escuros, fogem do convencional que estamos acostumados, até o marrom, que é uma cor mais popular para itens decorativos, tem um limite na paleta com os tons mais escuros. Esse receio de arriscar nesse tipo de cor, vem da impressão de que decorar cômodos e espaços com cores escuras diminuem e escurecem os locais em que elas são usadas, o que realmente pode acontecer, porém seguindo algumas dicas, é possível tornar um ambiente comum, em um cômodo moderno, aconchegante, diferenciado e até sofisticado.
A utilização do preto é mais simples do que parece e seguindo poucas regras, você consegue repaginar a sua casa.
O ponto de partida é determinar alguns objetivos, pois de acordo com o que você quer atingir, deve fazer certas escolhas, em conjunto com isso, entender onde ou em que você irá aplicar essa cor. Não é tão recomendável fazer um piso inteiramente preto, por exemplo, pois a cor ressalta a poeira, dando a impressão que o chão está sempre sujo, já para paredes, pode facilitar muito com manchas e marcas que crianças e pets podem causar com alguma brincadeira ou esbarrão.
Caso não queira dedicar uma parede inteira para essa cor, você pode distribui-la em alguns itens decorativos espalhados pelo cômodo, seja em uma pedra de bancada, tapetes, molduras de janelas e quadros ou em pequenos objetos. Ambientes decorados com essa cor, tendem a ficar mais escuros, o que cria um clima mais aconchegante para a casa, porém é necessário ter cuidado em usar em espaços que não possuem luz natural, pois podem escurecer demais o local.
Separamos algumas fotos de cômodos e ambientes que utilizam essa cor como principal destaque na decoração para inspiração: