neolatina_openspace_006

Tudo sobre portas de correr

A porta de correr, como o próprio nome já diz, é uma porta feita para ser aberta com o movimento de deslizar. É devido a esse movimento horizontal que ela funciona como ótima solução em diversos casos.

Ela não ocupa quase espaço nenhum e, por isso, funciona bem em ambientes pequenos. E não só em espaços pequenos que as portas de correr se tornam essenciais.

Em um quarto onde a entrada do ambiente fica no meio da parede, uma porta comum atrapalha a circulação e ocupa muito espaço quando movimentada. Corredores pequenos e com muitas portas também pedem portas deslizantes.

Em ambientes integrados, as portas de correr permitem a comunicação entre os espaços, deixando tudo mais amplo e arejado. Na hora da requerida privacidade, elas também podem separar os ambientes de forma discreta.

Em algumas construções as portas de correr funcionam quase como paredes móveis. Deixando a decoração dinâmica, elas podem mudar configuração da casa de acordo com as necessidades instantâneas do morador.

Saiba escolher o melhor material de acordo com as suas vontades para o quarto. As portas de vidro ou acrílico conseguem separar os ambientes sem barrar a passagem de luz. Para os que procuram discrição, basta reproduzir o acabamento das paredes na porta e deixar as roldanas escondidas dentro do trilho.

Se a intenção for destacar a porta, pinte-as de uma cor chamativa e aposte nas ferragens aparentes. Esse tipo de opção também faz muito sucesso.

Com um pouco de disposição é possível fazer a própria porta de correr em casa. O primeiro passo é fazer dois furos nas laterais da porta para que as roldanas sejam encaixadas. Na lateral inferior da porta faça uma canaleta de 1 cm de profundidade para ser usado em conjunto com o pino guia que vai evitar que porta balance. Instale nesse buraco uma cantoneira em formato de “u” em toda a largura da porta.

Os trilhos mais comuns e mais baratos em lojas de construção são também em formato de “u” invertido e escondem o par de roldanas. Eles precisam ser fixados em em uma viga de madeira para então serem presos à parede.

Coloque um batente de plástico no trilho para que a porta não corra além da posição desejada. Fixe também o pino guia para portas de correr no chão. Ele deve ficar sempre embaixo da porta, independente da posição em que ela esteja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *