MENU

Receitas: Panqueca de Couve

Receitas: Panqueca de Couve

Como  a maioria dos pratos culinários, a panqueca não tem uma história de origem certa, alguns estudos arqueológicos apontam que ela surgiu na pré-história, quando os ingredientes eram misturados e aquecidos em panelas rasas de barro, mas a história mais conhecida sobre a origem dessa massa, é que uma mulher acidentalmente derrabou mingau na chapa quente de um fogão a lenha e observou como a mistura cozinhava rápido e se transformava em uma massa muito saborosa. Desde então, a panqueca se  tornou um prato muito popular nos Estados Unidos com a famosa panqueca com mel nos cafés da manhã e também aqui no Brasil, que de forma  diferente, é feita sem fermento e para almoços e jantares.


Com  diversas formas de preparo, tanto na massa, quanto nos recheios, as  receitas de panquecas são as mais variadas, o que explica a popularidade  do prato mundialmente, pois as versões vão de acordo com a cultura de  cada região e possibilita diversas combinações e alterações para se  adequar melhor ao gosto de quem vai se deliciar com este prato.

Mesmo  sendo uma massa fina, algumas pessoas apontam a panqueca como um prato  muito pesado por conta da farinha, por isso separamos uma receita de  panqueca mais leve, com farinha integral, leite desnatado e couve direto  na massa, sendo uma opção mais “light” da versão original.

RECEITA:

– 1 xícara de couve lavada picada e crua,
– 1 xícara de farinha de trigo integral,
– 2 Ovos,
– 1/2 copo de leite desnatado,
– Pitada de sal.

RECHEIO:

– 300 gramas de ricota fresca,
-1 tomate médio,
-Cebolinha e salsinha a gosto,
-Alho a gosto.

MODO DE FAZER A MASSA:

Bata  todos os ingredientes no liquidificador, assim que aquecer a frigideira  em fogo médio, coloque uma quantidade para fazer um disco, e vire para  dourar os dois lados.

MODO DE FAZER RECHEIO:

Amasse  a Ricota com Garfo, aqueça a frigideira com azeite, doure o alho,  acrescente o tomate picado sem sementes, quando estiver soltando água do  tomate, coloque a ricota o sal e a cebolinha e salsinha.

Com massa e recheio prontos, é só rechear os discos e servir!

Últimos Posts